Buscar

Usando o kfoundry

Como disse no post anterior Ross Leidy disponibilizou um programa muito intuitivo, leve e fácil de usar. O primeiro passo é acessar a página de download que pode ser esta aqui:http://www.blueheronkayaks.com/kayak/index.html

Depois de instalado (é rapidinho) é só começar a usar. O modelo básico é um caiaque oceânico de 5 metros. No painel de controle você consegue mudar os padrões em azul clicando em cima destes. Uma coisa muito útil (para nós, brasucas) é mudar o padrão imperial para métrico. Podemos mudar nas opções a quantidade de cockpits, e mais alguns detalhes finos, além de um manual de instruções (em inglês, course) que ajudam a entender ao programinha. Mas o grande barato são as mudanças realizadas no desenho mesmo. Clique, ilumine e arraste livremente o deck, a linha de água, o ângulo de ataque, o formato do casco, tamanho, altura, enfim, delicie-se.

O primeiro quadro (vista superior) mostra que se consegue mais estabilidade ao alargar a embarcação e menos arrasto ao afilar o desenho. Que ao aumentar o comprimento ela fica mais dinâmica e que ao diminuir o tamanho cria-se uma instabilidade mas um peso bem menor e como consequência menos esforço. Para isso basta clicar nas bolinhas que elas iluminam e mexa com o mouse para corrigir. Com o botão da direita pode mudar o ângulo da embarcação, dar zoom, etc.

O segundo quadro permite mudar a altura da embarcação, inclinação do cockpit, formato de proa e popa. É só iluminar e arrastar tudo muito intuitivo e dá para ficar horas modificando e testando quanto ao equilíbrio (quanto mais próximo ou acima de 100, melhor) e arrasto (quanto menor menos esforço).

Por fim os quadros menores mostram o formato do casco e permite uma distribuição de peso para um melhor equilíbrio e centro de gravidade. Explore, vale a pena. E quando chegar ao desenho que lhe agrada pode ir a opção print que todo seu trabalho será impresso em folha sulfite comum e não precisa de impressora especial. A sua de casa mesmo dá conta do recado tranquilamente.

E aí uma ultima dica, o padrão do programa é imprimir o projeto todo, mas para um melhor aproveitamento do papel sempre imprima secção por secção. Para isso desmarque todas as seções e marque uma por vez. Dá mais trabalho, mas é melhor para poder saber o que encaixa aonde na hora de montar as folhas do desenho já impresso. E isso é o assunto do próximo post!



5 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now